quinta-feira, 18 de abril de 2013

Máquinas de venda automática

As máquinas de venda automática mais comummente chamadas de "vending machines" são muito populares no japão. Estão presentes em todo o lado e mesmo em locais onde passam poucas pessoas elas estão colocadas o que me leva a pensar que as empresas que as gerem têm como primeiro objectivo servir a população antes de obter o lucro fácil. Normalmente estas máquinas vendem produtos alimentares como por exemplo: sumos, chás, bebidas vitamínicas, café frio e quente, sandes, bolos, água, etc. No entanto existem máquinas que vendem revistas, jornais, aparelhos electrónicos, lotarias, produtos de beleza, cd's, brinquedos e muitos mais artigos.
Na primeira foto está uma máquina de venda automática normal que contém águas, sumos, chás, cafés e bebidas energéticas.
A facilidade de qualquer pessoa ter acesso a estas máquinas poderá levantar a questão do perigo que é dar acesso fácil a crianças, se se tratar de bebidas alcoólicas por exemplo. Ora, no japão a consciencialização da população para este perigo coloca esta hipótese de parte porque desde pequenos, os japoneses aprendem o que devem e não fazer e respeitam muito, todas as regras de viver em sociedade.
Na segunda foto fotografei uma das mais avançadas máquinas de vendas automáticas que tratando-se de um écran táctil, é possível escolher o artigo que se deseja tocando no écran e se se deseja que a máquina desenrosque um pouco a tampa da garrafa ou não. Como podem observar, trata-se de jovens que escolheram neste caso, uma garrafa de água.

Sem comentários: