quarta-feira, 17 de abril de 2013

Hotel Capsula

O Japão tem características muito particulares que não existem em mais nenhum país no mundo. O exemplo de que vou falar, causa algum espanto a algumas pessoas e claustrofobia a outras.
Os hotéis capsulas são como o próprio nome indica, hotéis cujo espaço para pernoitar é reduzido a um tamanho de 2 metros de comprimento por 1 metro de largura e 1,25 de altura. Apesar de causar estranheza, este tipo de hotel tem todas as comodidades para quem quer apenas descansar após um dia de trabalho ou mesmo para passar uma noite. O pequeno quarto tem televisão, ar-condicionado, acesso de rede sem fios e um pequeno compartimento onde pode ser guardada uma mala. Estes quartos estão colocados lado a lado e empilhados com outros quartos por cima. A casa de banho é comum a todos os quartos e alguns hotéis têm restaurantes ou pelo menos máquinas de venda de produtos alimentares.
Este tipo de hotel é utilizado maioritariamente por homens de negócios que ficaram até tarde no emprego e que perderam o último comboio para casa. Pretendem então apenas pernoitar sem ter que pagar por um quarto de hotel normal. O mais engraçado é que na recepção do hotel costumam ter à venda, camisas e gravatas novas para quem quiser ir para o trabalho, no dia seguinte, todo "engomadinho".
Devo dizer que apesar de ter estado à porta deste que está na foto e que se situa no mercado de Ameya Yokocho, perto do parque Ueno, ainda não tive a experiência de pernoitar num destes hotéis embora conheça as suas características desde o primeiro ano que fui ao
Japão.

Sem comentários: