terça-feira, 23 de abril de 2013

O Civismo Japonês



Ao contrário do que acontece em Portugal, o civismo existe no Japão. Vejam o caso desta foto. Uma rua limpa, sem dejectos caninos, sem sacos de lixo espalhados pelo chão, sem calçadas onduladas e sem automóveis em cima de passeios ou no meio da rua ou em cima dos arbustos. Em relação a estes últimos, saibam que no Japão existe uma lei muito restritiva que acaba por ser também de bom senso comum e que proíbe o estacionamento de automóveis na via pública, de qualquer maneira. Quero com isto dizer que se alguém que adquire um imóvel, não tiver um espaço para o estacionamento do automóvel, dentro da área do imóvel, não pode comprar automóvel ou vice-versa.
Existem por isso muitos terrenos de pessoas que não pretendem construir casa que são utilizados para aluguer de espaço para estacionamento de automóveis de habitantes das redondezas que não têm espaço de estacionamento.
Reparem também (no lado direito da fotografia) numa calha tapada que segue junto às casas. Esta calha tem como serviços nela inseridos, as condutas de água, gás e penso também que de esgotos. Assim e se acontecer uma ruptura numa destas condutas, basta levantar as tampas e resolver o assunto, ao contrário do que se passa cá com buracos aqui e ali. Estas calhas não incluem a electricidade e as comunicações pois como o Japão está situado em cima de várias falhas sísmicas e costuma ter tremores de terra, se acontecer algum problema nas calhas, irá ter a electricidade e as comunicações cortadas o que não ajuda em caso de catástrofe. Por isso se vêem muitos postes e muitos fios pelas ruas. Nas fotos abaixo estão dois exemplos de estacionamento num terreno pertencente ao imóvel.

Sem comentários: